Tecnologia em Petróleo e Gás

A descoberta de novas Reservas estimadas entre 8 e 12 bilhões de barris de Petróleo no Campo de Libra e Tupia, as Mega reservas de gás natural no Maranhão com reservas estimadas entre 10 e 15 pés cúbicos, o promissor ambiente econômico brasileiro com o PAC, o Plano de Negócios da Petrobras 2009-2013, a criação das futuras refinarias do Norte-Nordeste: Abreu e Lima (Pernambuco), Clara Camarão (Rio Grande do Norte), Premium I (Maranhão) e Premium II (Ceará), Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (COMPERJ), Complexo Petroquímico de SUAPE (Pernambuco) e a nova unidade de fertilizantes nitrogenados. Irão necessitar de uma enorme quantidade de mão-de-obra especializada na área de exploração, produção, transporte, refino, comercialização, distribuição e logística utilizados no processamento do petróleo e gás natural. Ressaltando-se ainda geração de empregos indiretos na área de prestação de serviços especializados.

MISSÃO DO CURSO

Neste sentido, o Curso Superior de Tecnologia em Petróleo e Gás da FACEX considerou imperativo que os profissionais da área estejam preparados para atuar no segmento petrolífero vista as grandes demandas de mercado aliando a teoria à prática.

OBJETIVOS

Formar profissionais aptos a atuar nos seguintes ambientes da cadeia produtiva do petróleo desde a prospecção, extração, beneficiamento, armazenamento e comercialização do petróleo e seus derivados;

Em sua atuação, esse profissional aplica a legislação do setor e afere a qualidade do produto e bem como atua indiretamente visando o controle de acidentes do trabalho.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

O Curso da FACEX estará formando um profissional apto a atuar em um mercado altamente competitivo e em constante transformação onde habilidades profissionais como aporte ético e compromisso sustentável no desenvolvimento das organizações e na sociedade. Sendo o perfil profissional, definido por competências e habilidade gerais definidas, como:

  1. Desenvolver raciocínio crítico face os processos tecnológicos, operacionais, legais e contratuais;
  2. Adquirir uma visão holística da indústria de Petróleo e Gás para verificar modos de inserção e oportunidades profissionais e de mercado.
  3. Compreender o funcionamento da dinâmica de mercado – comércio de petróleo, derivados e gás natural e a inter-relação entre os diversos agentes como forma de aplicar modelos de gestão apropriados, bem como vislumbrar oportunidades no setor.
  4. Gerenciar e/ou auxiliar equipes em áreas operacionais, administrativas e demais atribuições correlatas.
  5. Reconhecer a finalidade e o “modus operandi” de várias instituições padronizadoras, classificadoras e de fomento da indústria de petróleo e gás, em nível nacional e mundial como forma de cumprir exigências de caráter legal, qualidade, saúde e meio ambiente.
  6. Estabelecer políticas sócio-ambientais para empresas e órgãos da administração pública direta e indireta objetivando o desenvolvimento sustentável das atividades e o cumprimento da legislação pertinente.

Este curso conferirá o diploma de Tecnólogo em Petróleo e Gás aos egressos, que cumprirem integralmente os seis módulos oferecidos e a carga horária de atividades complementares, tendo adquirido as competências necessárias para ocupar os postos de trabalho desde a Exploração até a Comercialização do produto final.

O nosso corpo docente  é formado entre mestres e doutores a qual as pós-graduações estão sendo realizadas em Petróleo e gás e áreas afins.

PÚBLICO ALVO

O curso de CST em Petróleo e Gás objetiva atingir pessoas que desejam:

  • Torna-se gestores das diversas fases da cadeia produtiva do petróleo, do gás natural e biocombustíveis;
  • O aperfeiçoamento no atendimento às necessidades de conhecimentos teóricos e práticos na área de Petróleo e Gás;
  • Operar nas áreas de exploração, produção, transporte, refino e comercialização;
  • Gerenciar e/ou auxiliar equipes em áreas operacionais, administrativas e demais atribuições correlatas.

DIFERENCIAIS

  • Estrutura curricular alinhada com o mercado de trabalho
  • Professores qualificados e atuantes no mercado
  • Prática profissional realizada em laboratórios novos e específicos

PERFIL DO PROFISSIONAL:

O  tecnólogo  em  petróleo  e  Gás  gerencia  monitora  e  executa  a  prospecção,  extração, beneficiamento ou produção, armazenagem e comercialização do petróleo e seus derivados.  Em sua atuação, este profissional aplica a legislação do setor, afere a qualidade do produto,  bem como gerencia situações de emergência, com vistas ao controle de acidentes de trabalho  e ambientais. O curso enfatizar, a vocação regional do estado do RN e a criação das futuras refinarias do Norte-Nordeste: Abreu e Lima (Pernambuco), Clara Camarão (Rio Grande do Norte), Premium I (Maranhão) e Premium II (Ceará), Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (COMPERJ), Complexo Petroquímico de SUAPE (Pernambuco) e a nova unidade de fertilizantes nitrogenados.

Dessa forma, o tecnólogo pode atuar diretamente em refinarias e distribuidoras.

PERSPECTIVAS

Os graduados do CST em PetrÛleo e G·s poder„o atuar no mercado de trabalho nas seguintes grandes ·reas:

  • Exploração;
  • Produção
  • Transporte
  • Refino
  • Comercialização
  • Distribuição e Logística.

DIFERENCIAIS UNIFACEX

  • 70% dos docentes com titulação entre mestres e doutores.
  • Alto índice de satisfação entre alunos e egressos.
  • Assinatura da Base de Dados Proquest para toda a comunidade acadêmica.
  • Campus completo e moderno, com quase 30000 metros de área construída, distribuídos em IV unidades.
  • Conceito 4 no recredenciamento pelo MEC.
  • Convênios com as melhores instituições.
  • Estacionamento Privativo para alunos.
  • FAMI – Faculdade Aberta da Melhor Idade.
  • Iniciação científica em consonância com os projetos acadêmicos.
  • Laboratório de Informática exclusivo para alunos.
  • Melhor biblioteca privada do RN, com quase 70000 volumes.
  • Modernos e atualizados laboratórios de práticas.
  • Núcleo de práticas integradas envolvendo os cursos de Serviço Social, Psicologia e Direito, com atendimento a comunidade.
  • Projeto pedagógico que envolve o ensino, pesquisa e extensão.
  • Revista Científica CARPEM DIE com Publicações dos discentes e docentes.
  • Todos os Cursos bem avaliados pelos indicadores de qualidade do MEC.

MATRIZ CURRICULAR:

A organização curricular do Curso Tecnológico em Petróleo e Gás observa as determinações legais presentes no Catalogo Nacional de Cursos Superiores.  A organização do curso está estruturada em regime seriado semestral com uma matriz  curricular integralizada por disciplinas, dividida em seis períodos letivos vespertinos e noturno.

O primeiro semestre do curso compreende disciplinas  de formação geral voltadas para uma compreensão crítica do mundo do trabalho que subsidiam  uma formação técnica/cidadã do aluno. Os cinco períodos seguintes se constituem de disciplinas de  formação técnica, especificas da área da Indústria, voltadas para a produção, refino e manutenção de  petróleo e gás natural.    A carga horária total do curso é de 2400 horas, incluídas 240 horas destinadas à  prática profissional.

SITES INTERESSANTES:

INSTALAÇÕES

  1. Salas de aula climatizadas e adequadas ao número de alunos;
  2. Laboratórios de informática com equipamentos e softwares atualizados que promovem a vivência da gestão organizacional;
  3. Biblioteca como um vasto acervo na área de Administração e com acesso on-line;
  4. Auditórios modernos equipados com sistema de som e multimídia;
  5. Grande estacionamento;
  6. Lanchonetes;
  7. Serviço de repografia;
  8. Apoio Psicopedagógico.