FIES/PROUNI



Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), que tem como órgão operador o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, é um Programa destinado a financiar, prioritariamente, a graduação no Ensino Superior de estudantes que não tenham condições de arcar com os custos de sua formação e estejam regularmente matriculados em Instituições não gratuitas, cadastradas no Programa e que os cursos estejam com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

Os agentes financeiros são: Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Atualmente os juros são de 3,4% ao ano e o período de pagamento é de até três vezes o período do curso a ser financiado. Há, ainda, um período de carência de um ano e meio, o que possibilita o início do pagamento só depois do término do curso. Durante o período de utilização do financiamento, o aluno pagará uma taxa trimestral referente à amortização dos juros que poderá chegar até cinquenta reais.



O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um Programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsas de estudos em Instituições de Educação Superior Privadas, em cursos de graduação, a estudantes brasileiros que ainda não tenham o diploma de nível superior. É voltado aos estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública ou particular de ensino na condição de bolsistas integrais, com renda familiar per capita de até três salários mínimos, para bolsas parciais e de um salário mínimo e meio para bolsas integrais.