Psicologia

Psicologia FACEX: um curso que possui um amplo mercado de trabalho e oferece várias oportunidades de emprego nos setores da saúde, educação e social, sendo notadamente uma das profissões que mais se destaca no país. Não perca esta chance de crescer pessoal e profissionalmente!

A Psicologia tem se consolidado como um campo de conhecimento científico, inserido definitivamente no mercado enquanto uma profissão que presta um serviço pertinente e importante para a sociedade nos mais variados campos de atuação do homem moderno (organizações, escolas, hospitais, empresas, sindicatos, organizações comunitárias etc). O Curso de Psicologia da FACEX possui uma proposta de formação atualizada com base nas seguintes especificidades:

  • Aulas práticas vivenciais desde o 1º semestre;
  • Possui um Serviço-Escola que oportuniza o desenvolvimento de competências e habilidades psicológicas para além da atividade clínica;
  • Única que possui um Programa de Acompanhamento ao Egresso;
  • Ampla possibilidade de inserção no mercado de trabalho, através de duas Ênfases Curriculares, com enfoque nos processos educativos e de saúde.

MISSÃO

Promover a Psicologia enquanto ciência e profissão, através da formação de um profissional versátil, conhecedor das diversas áreas de atuação profissional da Psicologia e dos diferentes referenciais teórico-metodológicos, com a possibilidade de aprofundamento de sua formação em uma das ênfases oferecidas.

OBJETIVOS

Em termos específicos, a FACEX tem como objetivos gerais para o Curso de Psicologia fornecer:

  • Uma formação básica sólida;
  • Uma formação ampla e interdisciplinar, que prepare o psicólogo para atuar em equipe multiprofissional;
  • Uma formação científica, crítica e reflexiva e que permita uma integração efetiva entre teoria e prática;
  • Uma formação comprometida com o atendimento das demandas sociais;
  • Uma formação comprometida com a ética;
  • Uma formação que possibilite o desenvolvimento de competências para atuar nos diversos contextos de trabalho do psicólogo.

ESTRUTURA GERAL DO CURSO

O curso é estruturado em dois momentos: núcleo comum e as ênfases profissionais. Cada um destes momentos, em estreita articulação, é composto de disciplinas e estágios.

  • NÚCLEO COMUM DA FORMACÃO DO PSICÓLOGO
    Conjunto de atividades e disciplinas voltadas para desenvolver competências e habilidades que configuram a base comum da formação em Psicologia em todo o país e, portanto, fundamental para o desenvolvimento da identidade profissional.
  • ÊNFASES CURRICULARES
    Conjunto de atividades e disciplinas que configuram as prioridades assumidas pela FACEX para a formação do psicólogo e que implicam na oferta de oportunidades de aprofundamento de algumas competências básicas da formação do psicólogo.


ONDE PODE ATUAR:

Contextos organizacionais, do trabalho e educacionais, Contextos sociais não institucionalizados, Contextos de saúde como hospitais, postos e centros de saúde, ambulatórios, clinicas; nos campos de capacitação e treinamento, em organizações sociais governamentais e não governamentais que atuam em programas de educação informal, como atendimento a crianças e adolescentes em risco psicossocial; com populações institucionalizadas, como asilos, prisões e albergues. A atuação pode ocorre em qualquer contexto onde as ações nos processos de saúde e/ou educação se façam necessárias.

PERFIL PROFISSIONAL:

Espera-se que este profissional esteja apto a atuar nos diversos campos da Psicologia e em condições de construir projetos adequados às novas situações que haverá de encontrar em seu trabalho, sendo capaz de pensar, analisar e criticar as teorias e as situações práticas para intervir adequadamente nas demandas.

O profissional graduado em Psicologia poderá atuar no mercado de trabalho de acordo com uma das seguintes ênfases:

  • Psicologia e processos de atenção a Saúde - prepara o psicólogo para atuar em diferentes instituições que prestam serviços de saúde em diferentes níveis, na perspectiva de trabalho em equipe multiprofissional, ampliando o conceito de clínica tradicional.
  • Psicologia e processos educativos - é focalizado o planejamento, a execução e avaliação de programas de educação regular, continuada, formal e informal em diversos ambientes que exigem ações voltadas para a melhoria dos processos educacionais.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:

Em termos gerais e em consonância com cada ênfase, o psicólogo deverá ser capaz de:

a) Psicologia e processos de atenção a Saúde

  • Diagnosticar necessidades de intervenção psicossocial em diferentes contextos onde ocorrem ações de saúde;
  • Planejar, executar e avaliar intervenções nos níveis primário, secundário e terciário, com base em teorias e técnicas psicológicas adequadas;
  • Atuar no sentido de promover a saúde e qualidade de vida em diferentes contextos buscando benefícios para indivíduos, grupos, organizações e comunidades.

b) Psicologia e processos educativos

  • Analisar e diagnosticar em diferentes contextos educacionais formais e não formais, problemas que exijam ações voltadas para melhoria dos processos educacionais;
  • Planejar, executar e avaliar intervenções capazes de superar problemas e dificuldades de aprendizagem individual, grupal e organizacional;
  • Atuar no sentido de promover o desenvolvimento das pessoas, grupos e organizações ampliando as oportunidades de aprendizagem.

INSTALAÇÕES

  1. Salas de aula climatizadas e adequadas ao número de alunos;
  2. Laboratórios de informática com equipamentos e softwares atualizados que promovem a vivência da gestão organizacional;
  3. Biblioteca como um vasto acervo na área de Administração e com acesso on-line;
  4. Auditórios modernos equipados com sistema de som e multimídia;
  5. Grande estacionamento;
  6. Lanchonetes;
  7. Serviço de repografia;
  8. Apoio Psicopedagógico.