Enfermagem

Por que Enfermagem UNIFACEX?

Melhor curso de Enfermagem reconhecido pelo MEC com conceito 4. Projeto Político Pedagógico diferenciado, voltado para a formação do enfermeiro generalista, organizado de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo MEC.

  • Proposta pedagógica vivencial, que oportuniza aos educandos a vivência articulada entre teoria e pratica de forma sistemática e acolhedora.
  • Maior carga horária de pratica e estágio curricular supervisionado.
  • Convênios com as melhores instituições públicas e privadas do RN.
  • Alto nível de Empregabilidade e aprovação em concursos públicos.
  • Articulado e integrado com a pós-graduação.
  • Oferta de monitoria de ensino.
  • Bolsa de incentivo a iniciação científica.

MISSÃO

O Curso de Enfermagem da UNIFACEX tem a missão de garantir uma sólida formação do Enfermeiro, assegurar competência profissional humanescente, autonomia intelectual, capacitar para a produção de conhecimento e superação de desafios advindos do exercício da profissão.

OBJETIVOS

  • Formar o enfermeiro capaz de interagir com o sujeito e seu contexto,
  • Intervir no âmbito da promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde,
  • Intervir nos problemas/situações de saúde/doença tendo como fundamento os conhecimentos e habilidades que lhes conferem as competências necessárias ao exercício profissional,
  • Compreender das múltiplas dimensões que permeiam os processos de vida, trabalho e saúde do ser humano.

PERFIL PROFISSIONAL

  • Compreender a multidimensionalidade humana o seu modo de viver e ser, como fundamentos para a atuação profissional como enfermeiro
  • Compreender a política de saúde e a estrutura organizacional do Sistema Único de Saúde, no contexto das políticas sociais brasileira.
  • Incorporar o conceito ampliado de saúde reconhecendo-o como direito de todos e dever do Estado.
  • Gerenciar serviços de saúde.
  • Intervir no trabalho em saúde, compreendendo-o como um processo coletivo e cooperativo.
  • Intervir no processo saúde-doença, co-responsabilizando-se pela qualidade da atenção/assistência e o cuidado prestado ao indivíduo, família e a comunidade.
  • Exercer a prática da investigação e da pesquisa como instrumento qualitativo do processo de trabalho

O enfermeiro pode atuar na atenção Básica, média e alta Complexidade, bem como na educação, consultoria, pesquisa, gestão e gerência nos setores: Público, privado e terceiro setor.

INSTALAÇÕES

  1. Salas de aula climatizadas e adequadas ao número de alunos;
  2. Laboratórios de informática com equipamentos e softwares atualizados que promovem a vivência do aluno;
  3. Biblioteca como um vasto acervo na área de Enfermagem e com acesso on-line;
  4. Auditórios modernos equipados com sistema de som e multimídia;
  5. Grande estacionamento;
  6. Lanchonetes;
  7. Serviço de repografia;
  8. Apoio Psicopedagógico.

AVALIAÇÃO DE ENSINO APRENDIZAGEM

O processo de avaliação é composto por duas unidades avaliativas intituladas de unidades, respectivamente, I e II. Em cada unidade, o estudante é submetido a atividades avaliativas denominadas de parcial e principal e, ao seu término, deverá integrar um valor de 10 (dez) pontos. Assim temos uma ou mais atividades avaliativas chamadas de parciais, com peso total de 3,0 (três) pontos (livremente distribuídas entre a quantidade de avaliações parciais), nas quais o professor poderá escolher a aplicação de atividades avaliativas em grupos ou individuais, sejam relatórios, seminários, trabalhos, pesquisas, dentre outros.

Para efeito de complementação da nota de cada unidade, temos a avaliação principal para todas as disciplinas regulares do currículo do curso com peso 7,0 (sete) pontos, em caráter individual, em sala de aula, dentro do calendário de provas divulgado pela coordenação do curso.

Conforme já mencionado, a cada verificação de aproveitamento de cada uma das unidades avaliativas é atribuída uma nota total, expressa em grau numérico de zero a dez. Atendidas, em qualquer caso, a frequência mínima de setenta e cinco por cento às aulas e demais atividades acadêmicas, é considerado aprovado o aluno que:

  • Obtiver nota de aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete), resultado da média aritmética das notas das duas unidades avaliativas realizadas no semestre letivo;
  • Mediante exame final, cuja nota obtida somada à média do primeiro semestre, corresponda à média aritmética igual ou superior a 6,0 (seis). Ressalte-se que, para o discente ser submetido ao exame final, faz-se necessário que o mesmo tenha obtido uma média semestral maior ou igual a 3,0 (três) e inferior a 7,0 (sete).

 

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